Palavras de S.E. Presidente do Parlamento Nacional por ocasião da celebração do Festival da Primavera e recepção de boas vindas a S. E. o Embaixador
2012-01-20 08:20

Senhor Embaixador,

Excelência,

 

É-me particularmente grato dar-lhe as boas-vindas no início da sua missão tendo Vossa Excelência sido nomeado Embaixador da República Popular da China em Díli. Agradeço-lhe as amáveis palavras de saudação que me comunicou.

 

O governo chinês tem sabido sempre demonstrar o sentido de pertença a uma comunidade mundial, à família dos Povos. E isto manifesta-se de muitas formas, mediante a generosidade com a qual oferece ajuda e apoio às nações que dele necessitam para fazer face aos desafios com que se defrontam.

 

A República Popular da China oferece uma contribuição inestimável para a construção de um mundo mais seguro e estável. Timor-Leste quer trabalhar juntamente com todos aqueles que buscam a promoção da paz, da prosperidade e do desenvolvimento, e aprecia o compromisso assumido pela grande Nação que Vossa Excelência aqui representa.

 

É igualmente com grande gosto que me associo à comemoração do Festival da Primavera, que na tradição Chinesa é uma importante ocasião festiva com que se celebra o Ano Novo.

 

É pois também ocasião propícia para a esperança renovada na afirmação da milenar civilização chinesa, que se soube reinventar e é hoje uma sociedade dinâmica em grande crescimento e que se projecta no futuro sem esquecer a sua identidade histórica e as tradições que lhe dão expressão.

 

Confio no reforço significativo das relações de cooperação entre os nossos dois países, em todos os domínios, para mútuo benefício, assim como no aprofundamento dos laços de amizade que já hoje nos unem. Permita-me, ainda, Senhor Embaixador, assegurar a Vossa Excelência o meu empenho pessoal na prossecução desse objectivo.

 

Em Timor-Leste reconhecemos e valorizamos também a assistência concreta que a República Popular da China tem sempre, desde o primeiro momento, prestado ao nosso País, dando assim um contributo fundamental para a o avanço do nosso processo de desenvolvimento.

 

Fico assim feliz por lhe dirigir, Senhor Embaixador, em meu nome pessoal e em nome do Parlamento Nacional, as mais sinceras felicitações e votos de êxito na sua nova missão, bem como de progresso e de prosperidade para o Povo Chinês. Vossa Excelência receberá sempre, da nossa parte, total disponibilidade a oferecer-lhe ajuda e apoio no cumprimento dos seus deveres.

 

Muito Obrigado.

Suggest to a Friend:   
Print