DISCURSO DE S.E. O SR. EMBAIXADORTIAN GUANGFENG NA CERIMÓNIA DA INAUGURAÇÃO DO EDIFÍCIO DO MINISTÉRIO DA DEFESA E DO QUARTEL DAS F-FDTL
2012-04-03 14:58

Excelentíssimo Dr. José Ramos-Horta, Presidente da República,

Excelentíssimo Sr. Fernando LaSama de Araújo, Presidente do Parlamento Nacional,

Excelentíssimo Sr. Kay Rala Xanana Gusmão, Primeiro-Ministro,

Excelentíssima Sra. Ameerah Haq, Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas,

Caros convidados e amigos,

Senhoras e senhores,

 

Hoje tenho a honra de participar na cerimónia da inauguração do edifício do Ministério da Defesa e do Quartel das F-FDTL, projecto oferecido pela China. Em nome do governo chinês, gostaria de dar as congratulações calorosas à conclusão e à entrega desta obra, e manifestar os agradecimentos sinceros tanto para a compania de construção CSI, como para a Secretaria de Estado da Defesa e dos ministério relevantes pelos seus grandes apoios durante a construção.

 

Com este projecto, ficam não apenas melhoradas, de forma considerável, as condições de trabalho do Ministério da Defesa e do Quartel das F-FDTL. Mais do que isso, a aparência solene e as funções completas e modernas deste edifício acrescentam a beleza da cidade de Díli, cuja prosperidade cresce a cada dia. Este projecto demonstra também a amizade entre os povos chinês e timorense, que tem vindo a consolidar-se com o passar do tempo.

 

Caros convidados,

 

Este ano marca o décimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste. Ao longo dos últimos dez anos, os dois países realizaram cooperações nas diversas áreas, tendo alcançado resultados frutíferos. O governo chinês atribui alta importância ao desenvolvimento das relações de amizade e cooperação com Timor-Leste, e está disposto a continuar a prestar apoios ao povo timorense no seu empenho na reconstrução do Estado. Esperamos que seja aprofundada constantemente a cooperação económica e comercial entre a China e Timor-Leste, a fim de beneficiar os dois povos.

 

Muito obrigado!

 
Suggest to a Friend:   
Print