BREVES PALAVRAS DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE TAUR MATAN RUAK NA COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CHINA
2012-09-29 16:25

 

 

 

Sua Excelência Embaixador Tian Guangfeng

Excelências. Ilustres convidados.

É com satisfação que comemoro convosco o Dia Nacional da China e felicito o povo chinês e o governo da China pelo caminho percorrido no intervalo de uma geração, em direção a mais segurança, prosperidade e bem-estar.

Em 30 anos, o Produto Interno Bruto da China aumentou 25 vezes. Em 1982, segundo dados do FMI, o PIB per capita na China foi de cerca de 300 dólares. Em 2011 ultrapassou os 8 mil - já incluindo o ajustamento do poder real de compra do dólar. Os êxitos da China nestes 30 anos são uma inspiração para todos os que ambicionam construir uma vida melhor, mais segura e mais próspera para os respetivos povos. A China mostrou que a ambição de sair da pobreza é realista.

Estes êxitos encorajam-nos no nosso próprio caminho de desenvolvimento social, económico, técnico e cultural para aumentar a prosperidade, a segurança e o bem do povo de Timor-Leste.

A China foi o primeiro país a reconhecer o nosso Estado depois da restauração da independência, em 2002. Em 2012, quando festejamos o 10º aniversário da restauração, o país entrou numa fase nova de desenvolvimento, que consagra e confirma a opção determinada do nosso povo pela paz e estabilidade, expressa em sucessivos atos eleitorais, livres e com elevada participação.

Nestes primeiros dez anos, as nossas instituições amadureceram. A legitimidade democrática foi refrescada e reforçada.

Nos últimos cinco anos, a vontade e o esforço do povo timorense, os consensos sociais que soubemos construir e o apoio das Nações Unidas e outros parceiros da comunidade internacional colocaram Timor-Leste perante novas prioridades. Ultrapassámos uma fase de instabilidade e incerteza e de necessidade da assistência do Conselho de Segurança.

As nossas prioridades são agora acelerar o desenvolvimento social, económico e técnico e melhorar o bem estar nacional. As altas taxas de crescimento da economia timorense são uma medida importante da confiança dos agentes económicos. Nesta nova fase, a redução da pobreza, a construção de infraestruturas e a melhoria de condições de vida são as prioridades imediatas a que dedicamos todas as energias.

Como referi, esta nova situação foi possível pela assistência das Nações Unidas e a cooperação de muitos países amigos, como a China.

A Missão das Nações Unidas em Timor-Leste está a terminar o seu mandato. Mas a nossa parceria com as Nações Unidas vai continuar. Timor-Leste apresentou às Nações Unidas ideias para novas modalidades de trabalho em conjunto, após a saída da UNMIT, para apoio às prioridades e objectivos nacionais que definimos.

As relações internacionais de Timor-Leste vão continuar a desenvolver-se a todos os níveis e estamos empenhados em aprofundar a nossa amizade e cooperação com a China. As nossas relações de cooperação são intensas. Destaco o apoio da cooperação chinesa ao melhoramento da produtividade do cultivo do arroz, bem como assistência ao nosso Sistema Nacional de Saúde por médicas e médicos da China. Menciono também especialmente as bolsas de estudo concedidas, até agora, pelo governo da China a 26 estudantes universitários timorenses em universidades chinesas. Funcionários timorenses viajam com frequência para cursos de formação na China.

Não serei exaustivo, porque a lista da nossa cooperação é muito longa. Numa palavra: Timor-Leste e a China são aliados no combate comum pelo desenvolvimento, contra a pobreza.

As nossas excelentes relações de amizade têm um largo campo de aprofundamento, podendo ser intensificadas a todos os níveis, incluindo a troca de visitas de alto nível e o reforço de trocas comerciais, cujo volume anual médio pode ser muito aumentado, depois de em alguns dos anos recentes ter subido. Estamos especialmente reconhecidos ao governo da China pelo regime tarifário favorável (tarifa zero) que aplica aos produtos timorenses à entrada na China. O desenvolvimento económico e social de Timor-Leste irá certamente criar novas oportunidades de alargamento da cooperação e relações comerciais entre os nossos países e das trocas culturais entre os nossos povos.

No exercício do meu mandato, continuarei a trabalhar para, em conjunto, alargarmos e aprofundarmos as nossas relações e a amizade entre os nossos governos e os nossos povos.

Termino com uma saudação especial de parabéns pelo Dia da China a todos os membros da comunidade chinesa residentes em Timor-Leste, que contribuem para o desenvolvimento do país e o dinamismo da economia. Para eles, e para todos os presentes, os meus votos de prosperidade e bem-estar. Peço ao senhor Embaixador que transmita a Sua Excelência o Presidente Hu Jintao os meus votos pessoais de boa saúde e bem estar e de prosperidade para o povo chinês.

Neste aniversário, brindo à prosperidade da China e ao aprofundamento da forte amizade entre os povos da China e de Timor-Leste.

 
Suggest to a Friend:   
Print