Mensagem de S.E. o Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste Vicente da Silva Guterres por ocasião do 64.º Aniversário da República Popular da China
2013-09-30 20:04

Mensagem de S.E. o Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste

Vicente da Silva Guterres

por ocasião do 64.º Aniversário da República Popular da China

 

Sua Excelência Sr. Embaixador Tian Guangfeng e Exma. Senhora

Suas Excelências,

Ilustres convidados,

Amigos e irmãos chineses,

 

É com particular honra e consideração que expresso umas breves palavras nesta ocasião solene em que celebramos o sexagésimo quarto aniversário da fundação da nova china. 

 

É para mim uma grande satisfação participar nesta Celebração e agradeço, por isso, o honroso convite que me foi dirigido e aproveito a oportunidade para congratular todos os chineses pela comemoração do seu dia nacional.

 

A China caracteriza-se por um forte desenvolvimento económico e social, sendo neste momento um dos países dominantes da Ásia, com merecido reconhecimento internacional.

 

A par da melhoria das condições de vida proporcionadas ao povo chinês, a China soube projetar a estabilidade no País, tendo vindo a empenhar esforços no sentido de promover um crescimento pacífico e harmonioso e, ao mesmo tempo, não descurando a sua atuação a nível internacional, desenvolvendo projetos concretos de apoio a países mas frágeis, como é o caso de Timor-Leste.

 

A prosperidade da China deverá ser tomada em consideração pelos países da região asiática onde Timor-Leste se insere. Os sucessos alcançados e os seus contributos para o desenvolvimento da região, poderão ser um foco de aprendizagem para os países emergentes, tendo em conta o seu desempenho no âmbito da cooperação entre a ASEAN e a China, no Fórum Regional da ASEAN e da Cooperação e Diálogo da Ásia.

 

O percurso percorrido pela República Popular da China é portanto uma referência para Timor - Leste e para o mundo. O crescimento económico da China, mesmo mediante a atual crise financeira, os investimentos praticados a nível mundial e a política de desenvolvimento e cooperação com os países mais pobres, são uma valiosa contribuição para a humanidade. 

 

Senhoras e Senhores,

 

Timor-Leste tem vindo a ser imensamente beneficiado com a cooperação amistosa que a China tem vindo a desenvolver, juntamente com os mais diversos países. 

 

A China não tem poupado esforços. Desde os laços de amizade que temos vindo a reforçar e, aqui, interessa relembrar que a República Popular da China foi o primeiro País a acreditar a sua Embaixada em Díli, passando pela ajuda financeira, institucional, técnica e de formação, até à construção de infraestruturas, cooperação tecnológica e desenvolvimento da nossa agricultura, leva-nos a querer continuar a aprender e a caminhar com a China, apontando para novas parcerias estratégicas.

 

Este apoio não poderá ser dissociado da cooperação noutras áreas, nomeadamente políticas e de defesa dos interesses de Timor-Leste, nas esferas internacionais.

 

Gostaria ainda de louvar a República Popular da China e os seus governantes porque apesar do progresso económico alcançado, manteve uma política de boa vizinhança e nunca deixou de reforçar as relações de cooperação amigáveis com os países vizinhos, participando inclusivamente na resolução de conflitos, contribuindo assim para o desenvolvimento harmonioso da região.

 

Os sucessos da China são, cada vez mais, sucessos mundiais. As políticas de reforma e abertura levadas a cabo pelos chineses, que promoveram o desenvolvimento da sua economia, não se restringem somente ao seu próprio País, nem sequer apenas à região asiática - essas políticas, atravessam continentes e oceanos e levam a esperança aos países mais necessitados, como é o caso dos países africanos em reconstrução.

 

Ao servir de referência para países pobres e pequenos como Timor-Leste, ao cativar o nosso interesse e ao conquistar a nossa admiração – a China torna-se como que a depositária das esperanças dos países em construção.

 

É de todo o interesse para Timor-Leste o desenvolvimento de esforços no sentido de cativar investidores chineses a virem conhecer o nosso país e reforçar ainda mais a presença destes em Timor-Leste.

 

Convido, também, os turistas chineses para que venham conhecer o nosso País que embora pequeno e humilde, oferece excelentes condições para que procura a calma e a tranquilidade que o contacto com a natureza oferece.

 

É interesse de Timor-Leste fortalecer, ainda mais, as relações diplomáticas, de amizade e de solidariedade com a China, fomentando novas parcerias para o desenvolvimento de ambos os nossos países amigos e honrando os princípios de respeito mútuo e da não ingerência nos assuntos internos de cada Estado.

 

Termino, sublinhando que o mundo rejubila quando a China cresce e expresso as minhas mais sinceras congratulações ao Povo chinês, residente em Timor-Leste, na China e no mundo, pelos seus 64 prodigiosos anos da Fundação da República Popular da China.

 

Muito obrigado.

 

Suggest to a Friend:   
Print