DISCURSO DE S.E. EMBAIXADOR FU YUANCONG POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE RECOLHA DE ARROZ HÍBRIDO
2011-07-16 16:38
 

DISCURSO DE S.E. EMBAIXADOR FU YUANCONG POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE RECOLHA DE ARROZ HÍBRIDO

15 DE JULHO DE 2011

 

Excelentíssimo Sr. Primeiro Ministro Xanana Gusmão,

Excelentíssimo Sr. Ministro da Agricultura e Pescas Mariano Sabino,

Prezada Sra. Vice-Presidente de Longping High-Tech Zhou Dan,

Caros convidados,

Senhoras e senhores,

 

É para mim um grande prazer participar nesta cerimónia de recolha do arroz híbrido hoje. Em nome do Governo da China, gostaria de dar os mais sinceros parabéns ao sucesso da segunda fase do Projecto da Cooperação Técnica de Cultivação do Arroz Híbrido, oferecido pelo Governo Chinês a Timor-Leste. Agradeço especialmente Vossa Excelência, Primeiro Ministro Xanana Gusmão, pelo facto de vir a participar nesta cerimónia apesar da sua agenda cheia, o que mostra plenamente a alta importância que Vossa Excelência tem prestado à cooperação agrícola entre os dois países.

 

Desde 2008 em que a cultivação pilota do Arroz Híbrido da China ganhou sucesso, tem sido constantemente alargada a área de cultivação, com as boas colheitas todos os anos e efeitos notáveis. Foram feitas assim as tentativas positivas e posteriormente encontradas a maneira viável para resolver completamente as dificuldades alimentares do povo timorense. Ao longo dos últimos três anos, a equipa dos especialistas agrícolas chineses conseguiu promover a aplicação da técnica de cultivação do arroz híbrido em campos de mais de quinhentos hectares, cuja produção média atingiu sete toneladas por hectar. Além disso, eles deram formação à mais de mil agricultores locais, fazendo surgir muitos peritos de cultivação. Aproveito o ensejo para dar o meu pleno reconhecimento aos diligentes trabalhos feitos pelos especialistas e manifestar os meus mais sinceros agradecimentos ao Governo e Povo timorenses pelos seus apoios aos nossos especialistas. Ao mesmo tempo, espero que, com os esforços conjuntos das partes chinesa e timorense, a cultivação do arroz híbrido possa ser ainda mais popularizada em Timor-Leste, a fim de contribuir para concretizar o objectivo final de auto-abastecimento alimentar do país.

 

Vossa Excelência,

 

Há dois dias atrás, em nome do Governo Chinês, participei na Reunião de Timor-Leste com os Parceiros de Desenvolvimento. Vi com alegria que o Plano Estratégico de Desenvolvimento, elaborado por Vossa Excelência e lançado durante a reunião, desenha um futuro brilhante para o desenvolvimento de Timor-Leste, e foi bem acolhido e altamente apreciado por todas as partes participantes da reunião. Queria aproveitar esta oportunidade para dar a Vossa Excelência, as mais calorosas congratulações pelo sucesso da reunião e do PED.

 

Sendo um bom amigo e vizinho de Timor-Leste, a China está disposta a trabalhar juntamente com a comunidade internacional para continuar a oferecer a assistência de desenvolvimento a Timor-Leste através de diversas maneiras, para ajudar Timor-Leste a implementar o PED e a percorrer o caminho de desenvolvimento sustentável. Estou confiante que, sob a liderança de Vossa Excelência, o futuro de Timor-Leste será ainda melhor!

 

Muito obrigado!

Suggest to a Friend:   
Print