DISCURSO DE S.E. O EMBAIXADOR TIAN GUANGFENG POR OCASIÃO DA SESSÃO DE OBSERVAÇÃO DE TÉCNICA DO ARROZ HÍBRIDO E CERIMÓNIA DE COLHEITA
(13 de Julho de 2012)
2012-07-13 21:04

Excelentíssimo Sr. Mariano Sabino, Ministro da Agricultura e Pescas,

Excelentíssima Sra. Zhou Dan, Vice-Presidente de Longping High-Tech,

Distintos convidados,

Minhas senhoras e meus senhores,

 

É para mim um grande prazer participar nesta sessão de observação das técnicas do arroz híbrido e cerimónia de colheita. Em nome do governo chinês, gostaria de apresentar as minhas mais sinceras felicitações por mais um sucesso deste projecto oferecido pela China a Timor-Leste.

 

O governo chinês atribui elevada relevância à realização das cooperações de agricultura com Timor-Leste, e tem implementado sucessivamente, desde 2008, três fases do Projecto de Demonstração e Popularização de Cultivação do Arroz Híbrido em Timor-Leste. Ao longo dos últimos quatro anos, a área de cultivação do arroz híbrido no país tem sido alargada, tendo já ultrapassado oitocentos hectares com a produção média por unidade acima de sete toneladas. Mais de 1200 agricultores locais receberam formação técnica agrícola, da qual resultou um grupo de peritos-agricultores. Para além disso, conforme as experiências bem-sucedidas da China, os especialistas agrícolas chineses tentaram estabelecer e popularizar, de forma gradual, a cooperativa agrícola, um modelo de produção intensiva que visa a aumentar a eficiência de produção e consequentemente os rendimentos dos agricultores. A pedido de S.E. o Sr. Primeiro Ministro, a terceira fase da nossa cooperação que começou no início do ano corrente passa a abordar ainda mais conteúdos importantes, tais como a produção e reprodução dos sementes e a popularização das novas técnicas agrícolas. Estou convicto de que com as colaborações estreitas entre os nossos dois governos, e contando com o trabalho afincado dos especialistas agrícolas chineses e a participação activa dos agricultores timorenses, Timor-Leste alcançará grandes avanços na busca da solução para a questão de segurança alimentar.

 

Vossa Excelência, Sr. Ministro,

Decorreram uns dias atrás as eleições parlamentares do vosso país de forma ordeira e pacífica, pelo que gostaria de aproveitar esta oportunidade para lhe manifestar as minhas mais calorosas felicitações. Este ano marca o décimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste, e constitui também o importante momento de arranque do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011-2030, elaborado por S.E. o Sr. Primeiro Ministro Xanana Gusmão. Espero que possamos tomar isto como uma oportunidade para aprofundar as nossas cooperações nos diversos domínios como político, económico e comercial, com vista a promover as relações bilaterais de amizade e cooperação para um novo patamar.

 

Muito obrigado!

 
Suggest to a Friend:   
Print