DISCURSO DE S.E. O SR. EMBAIXADOR TIAN GUANGFENG POR OCASIÃO DA RECEPÇÃO COMEMORATIVA DO 10º ANIVERSÁRIO DO ESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE A CHINA E TIMOR-LESTE
(18 de Maio de 2012)
2012-05-22 20:22

Excelentíssimo Sr. Taur Matan Ruak, Presidente eleito de Timor-Leste,

Excelentíssima Sra. Wang Zhizhen, Representante especial de S.E. o Presidente da República Popular da China Sr. Hu Jintao, e Vice-Presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês,

Excelentíssimo Sr. Fernando LaSama de Araújo, Presidente do Parlamento Nacional,

Excelentíssimo Sr. Cláudio Ximenes, Presidente do Tribunal de Recurso,

Excelentíssima Sra. Ana Pessoa, Procuradora-Geral,

Excelentíssimo Sr. Zacarias Albano da Costa, Ministro dos Negócios Estrangeiros,

Excelentíssimos Ministros,

Excelentíssimos Embaixadores e Representantes das Organizações Internacionais,

Caros convidados,

Senhoras e senhores,

 

Muito boa noite! Sejam ben-vindos nesta recepção co-organizada pela Embaixada da República Popular da China na República Democrática de Timor-Leste e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Democrática de Timor-Leste para comemorar o 10º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste!

 

Caros convidados, minhas senhoras e meus senhores,

No dia 20 de Maio de 2002, o olhar do mundo inteiro focou nesta terra linda e rica de Timor-Leste, cujo povo, após a luta árdua e demorada, conseguiu finalmente o renascimento do seu país. Timor-Leste tornou-se no primeiro país independente no século XXI. Foi no mesmo dia da Restauração da Independência do país que a República Popular da China assinou o Comunicado de Estabelecimento das Relações Diplomáticas com Timor-Leste, estabelecendo as relações diplomáticas a nível de Embaixador, e assinaram ao mesmo tempo as duas partes o primeiro Acordo de Cooperação Económica e Comercial de Timor-Leste. Nessa data constitui, sem dúvida, um marco de grande importância na história sino-timorense. O estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países mostra plenamente o laço profundo de amizade entre os nossos povos e mais do que isto, abre novos capítulos para o intercâmbio e a cooperação entre a China e Timor-Leste, os dois países vizinhos e amigos.

 

Caros convidados, minhas senhoras e meus senhores,

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste há 10 anos, contando com a alta importância e apoio firme prestados pelos líderes de ambos os países, as relações bilaterais têm-se desenvolvido de forma saudável e estável, enquanto as cooperações pragmáticas nos diversos domínios ganharam resultados frutíferos. A confiança mútua política veio a crescer constantemente. As duas partes têm-se apoiado nos dossieres que dizem respeito à soberania e integridade territorial de cada um, e têm mantido boas coordenações nos assuntos internacionais e regionais, defendendo em conjunto os interesses justos dos países em via de desenvolvimento. Os últimos 10 anos testemunharam a ampliação incessante das cooperações económica e comercial entre a China e Timor-Leste, cujo volume total do comécio bilateral subiu dos 1 milhão de dólares americanos no período logo após o estabelecimento dos laços diplomáticos para os 72 milhões no ano de 2011, o que representa um aumento de 70 vezes. O Governo chinês irá continuar a encorajar as empresas chinesas capazes e com boa reputação a efectuar estudos e investir em Timor-Leste de modo a estimular ainda mais o intercâmbio e a cooperação na área económica e comercial entre os dois países.

 

Sendo o país vizinho e amigo de Timor-Leste, a China, ao longo dos 10 anos das relações diplomáticas, tem empegado sinceramente todas as forças para ajudar Timor-Leste no seu percurso da construção e desenvolvimento do país. Foram realizadas as cooperações efectivas nas áreas como as infra-estruturas, agricultura, educação, saúde, cultura e formação dos recursos humanos. E o povo irmão de Timor-Leste, extendeu também o seu mão de apoio no momento de sofrimento do povo chinês, em que o grande terramoto abalou a região Wenchuan da China em 2008; o Governo timorense doou 500 mil dólares americanos à China, que foi a primeira doação oferecida ao governo estrangeiro por Timor-Leste desde a sua restauração da independência. O povo chinês jamais esquecerá este acto cheio de sinceridade e amizade.  

 

Caros convidados, minhas senhoras e meus senhores,

Nos últimos 10 anos, a conjuntura internacional conhece grandes e profundos mudanças, mas a paz e o desenvolvimento continuam a ser o principal tema da actualidade. Com a intensificação da globalização, coexistem as oportinidades e os desafios que a Humanidade enfrenta. Actualmente, a instabilidade e incertaza da conjuntura mundial estão a aumentar, enquanto a questão da paz ainda não está resolvida e a do desenvolvimento ainda é um problema de destaque, mas a salvaguarda da paz e a promoção do desenvolvimento já se transformaram numa corrente histórica irresistível, sendo isto que constitui o desejo comum do povo de todos os países. Enquanto o maior país em desenvolvimento do mundo, a China dedica-se à salvaguarda da paz e estabilidade mundial, insiste em percorrer o caminho do desenvolvimento pacífico, adere-se às estratégias abertas de benefício mútuo e ganho compartilhado, e está disposta a estreitar cooperações com todos os países do mundo à base dos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica, no sentido de fazer esforços para construir um mundo harmonioso com a paz duradoura e a prosperidade comum. A China e Timor-Leste, ambos os países em via de desenvolvimento, incumbidos da dura tarefa de fomentar as suas economias e melhorar a vida dos seus povos, têm como a prioridade o ajustamento da estrutura económica e a estimulação do crescimento económico. Existem um elevado índice de complementaridade nas cooperações sino-timorenses, o que projecta perspectivas amplas. Estou convencido de que assim que desempenhemos as nossas próprias vantagens e nos esforcemos para aprofundar o intercâmbio e a cooperação nos diversos domínios, as relações bilaterais avançarão para um novo patamar.

 

É para mim, o novo embaixador da China em Timor-Leste, uma grande honra poder testemunhar o momento histórico do 10º aniversário da Restauração da Independência de Timor-Leste e do estabelecimemto das relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste. A minha estadia neste país, muito embora curta, já me permitiu ver com os meus próprios olhos as eleições presidenciais que decorreram de forma ordeira e pacífica, e me permitiu sentir os empenhos de todo o país de Timor-Leste no sentido de manter a paz e estabilidade assim como promover o desenvolvimento do país. Ao mesmo tempo, o que mais me toca são a calorosa expectativa e a alta importância que a parte timorense atribui ao desenvolvimento das relações com a China, e o facto de isto já se ter tornado num concenso de todos os partidos políticos timorenses faz-me sentir a profunda satisfação. Vamos aproveitar o ensejo do 10º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste para avançar com os êxitos já recolhidos e os esforços ainda mais afincados, a fim de aprofundar constantemente as cooperações amistosas nos diversos domínios e conhecimentos e amizade entre os dois povos, trazendo mais benefícios às nossas populações.

 

Por fim, permitam-me aproveitar esta oportunidade para expressar as minhas mais profundas gratidões a todos os amigos que têm feito imensos contributos para promover a amizade entre a China e Timor-Leste.

 

Agora, proponho um brinde,

Ao 10º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular da China e a República Democrática de Timor-Leste,

À maior prosperidade dos dois países e ao bem-estar dos dois povos,

À saúde de S.E.Sr. Taur Matan Ruak, de S.E. Sra. Represetante especial Wang Zhizhen e de todos os convidados aqui presentes,

À saúde!

 

Muito obrigado!

 
Suggest to a Friend:   
Print