DISCURSO DE S.E. O SR. EMBAIXADOR FU YUANCONG NA CERIMÓNIA DO LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA PARA A CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO DO MINISTÉRIO DA DEFESA E QUARTEL GENERAL DAS F-FDTL
2010-08-24 22:19
 

Excelentíssimo Senhor Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa e da Segurança, Kay Rala Xanana Gusmão,

Excelentíssimo Senhor Vice Primeiro-Ministro, Dr. José Luís Guterres,

Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Defesa, Dr. Júlio Tomás Pinto,

Excelentíssimo Senhor Chefe do Estado-Maior-General das F-FDTL, Major General Taur Matan Ruak,

Excelentíssima Senhora Representante Especial do Secretário-Geral da ONU em Timor-Leste, Dra. Ameerah Haq,

Todos os colegas dos corpos diplomáticos,

Distintos convidados, amigos,

 

É com grande prazer que participo hoje nesta cerimónia do lançamento da primeira pedra para a construção do edifício do Ministério da Defesa e Quartel General das F-FDTL, obra a ser realizada com o apoio do Governo Chinês. Em nome do Governo Chinês, gostaria de manifestar os parabéns mais calorosos ao lançamento da pedra fundamentar desta obra importante, que se trata dum símbolo das relações de amizade e cooperação entre a China e Timor-Leste. 

Sendo o quarto projecto apoiado pelo Governo Chinês junto de Timor-Leste, seguindo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Palácio do Presidente da República e as cem residências para os militares, que começaram a ser construídas no dia 27 de Novembro do ano passado, o edifício do Ministério de Defesa e  Quartel General das F-FDTL será construído pela Companhia de Cooperação Económica e Técnica Internacional de Shandong da China. Creio que os amigos timorenses presentes já a conhecem bem. Desde a sua chegada a Timor-Leste há cerca de dez anos, a Companhia tem construído os projectos como o Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Palácio do Presidente da República, bem como diversas obras locais. Na qualidade duma das forças principais sob o Grupo de Auto-Estrada de Shandong, representado pelo Senhor Presidente Sun Liang, a Companhia é uma empresa com capacidade, credibilidade e abundantes experiências de realizar obras no estrangeiro, tendo completado muitos projectos nos países como a Austrália, a Indonésia, Israel, Moçambique, a Tanzânia, o Sudão, o Chade, a Nigéria, o Níger, o Suriname e a República Democrática do Gongo, que receberam reconhecimento e elógios dos povos locais. Estou confiante que, com o forte apoio das autoridades timorenses, a Companhia vai aproveitar a sua tecnologia e capacidade para construir o edifício com alto critério, alta qualidade e alta eficiência. Assim oferece a Timor-Leste mais uma obra excelente e faz contributo novo para a  amizade entre a China e Timor-Leste.

Nos últimos anos, a economia chinesa mantem uma boa tendência do desenvolvimento saudável. A China continuará a percorrer firmemente o caminho do desenvolvimento pacífico, e para além de concretizar com afinco o seu próprio desenvolvimento, assumirá activamente os deveres e responsabilidades que correspondem a sua própria capacidade, desempenhando o papel dum gigante país responsável com acções efectivas. No futuro, a China continuará a oferecer a Timor-Leste, bem como sempre, o apoio dentro do seu alcance, com sinceridade e todos os esforços. Ao mesmo tempo, estamos dispostos a discutir activamente com a parte timorense as novas áreas, maneiras e canais em termos de ampliar a cooperação bilateral de economia e comércio, com base no princípio de igualdade e benefícios recíprocos, de efectividade, de diversas maneiras e do desenvolvimento conjunto.

Excelentíssimo Senhor Primeiro Ministro Xanana Gusmão,      

Desde a visita de Vossa Exceléncia à China em Outubro do ano passado, as relações sino-timorenses têm obtido novos avanços. Tenho confiança de que, com a atenção e apoio de Vossa Excelência, e através dos esforços conjuntos de ambas as partes, as relações de cooperação e amizade de benefícios mútuos entre a China e Timor-Leste entrarão num novo patamar.

Muito obrigado!

  
Suggest to a Friend:   
Print