DISCURSO DE S.E. EMBAIXADOR FU YUANCONG
Díli, 6 de Setembro, 2010
2010-09-06 21:02
 

Excelentíssimo Sr. João Câncio Freitas, Ministro da Educação,

Excelentíssimo Sr. João Gonçalves, Ministro da Economia e Desenvolvimento,

Excelentíssima Sra. Vicky Tchong, Secratária-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros,

Distintos convidados, amigos,

 

Hoje sinto muita alegria em participar a cerimónia de arranque da construção da escola primária, projecto apoiado pela China a Timor-Leste. Em nome do Governo Chinês, gostaria de manifestar as congratulações calorosas ao início desta obra.

 

Vejo com grato que o Governo Timorense tem prestado muita atenção à educação e através dos esforços afincados, bons resultados já foram obtidos, o que está perfeitamente testemunhado pela recente exemplificação de  Oe-cusse como o primeiro distrito sem analfabetismo. A parte chinesa tem acompanhado estreitamente o desenvolvimento educacional de Timor-Leste e está disposta a lhe oferecer ajudas dentro do seu alcance neste âmbito. O arranque da construção desta escola primária simboliza um novo ponto de partida da cooperação educacional entre os dois países. Estou convicto de que num futuro próximo, erguer-se-á na vossa frente uma nova escola que ocupe uma área de 4,000 metros quadrados, com a área de construção de 1,100 metros quadrados, e que forneça um bom ambiente de estudo a mais de 500 docentes e estudantes.

 

Nos últimos anos, as relações amistosas sino-timorenses têm-se desenvolvido de forma global e profunda e têm conseguido resultados frutíferos em termos dos intercâmbio e cooperação educacionais. Todos os anos, o Governo Chinês oferece a Timor-Leste vagas da Bolsa de Estudo Governamental, o que cria condições para que os excelentes estudantes timorenses possam continuar o estudo na China. Desde 2009, a quota da Bolsa de Estudo Governamental Chinesa duplicou e até agora, são mais de 20 os estudantes timorenses que receberam a Bolsa para estudar nas universidades chinesas conhecidas, especializando-se nas áreas como a Política Internacional, o Direito, a Medicina, a Engenharia de Comunicação. À medida que as condições madurem, a China alargará o recrutamento. A par disso, o Governo Chinês já convidou mais de 500 timorenses para participar na formação específica, o que constitui uma boa oportunidade de aperfeiçoação para muitos oficiais.

 

Tenho confiança firme que com os esforços conjuntos de ambas as partes, o intercâmbio e a cooperação entre a China e Timor-Leste no sector educacional conseguirá maiores desenvolvimentos.

 

Muito obigado!

Suggest to a Friend:   
Print