DISCURSO DE S.E. O EMBAIXADOR FU YUANCONG POR OCASIÃO DO 62º ANIVERSÁRIO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA
2011-09-28 15:02
 

DISCURSO DE S.E. O EMBAIXADOR FU YUANCONG POR OCASIÃO DO 62º ANIVERSÁRIO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA

(Díli, 27 de Setembro de 2011)

 

Excelentíssimo Sr. Fernando La'Sama de Araújo, Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste,

Excelentíssimo Sr. José Luís Guterres, Vice-Primeiro-Ministro,

Distintos convidados,

Minhas senhoras e meus senhores,

 

Muito boa noite! Antes de mais nada, gostaria de agradecer a presença de todos vocês nesta recepção, em que festejamos juntos o 62º aniversário da República Popular da China.

 

Após 62 anos desde a fundação da República Popular da China, e sobretudo, após mais de três décades de aplicação da política de Reforma e Abertura, sob a liderança correcta do Partido Comunista da China e através dos esforços feitos por todo o povo chinês, encontrámos um caminho de desenvolvimento adequado à situação do nosso país, que é o caminho socialista com características chinesas. Seguindo este caminho, alcançámos êxitos enormes que brilham o mundo inteiro. O poder complexo da China tem sido significantement aumentado enquanto o volume total da economia chinesa atingiu 5,880 mil milhões de dólares americanos em 2010, o que representa uma octuplicação em relação ao de 1978, assim como a subida de 1,8 por cento para 9,3 por cento no respeito da sua porpoção na escala mundial. Ao longo dos últimos dez anos, a China tem feito contributos importantes para o desenvolvimento económico do mundo através da importação de produtos que totalizaram 7,500 mil milhões de dólares americanos e a criação de mais de 14 milhões de postos de emprego para outros países e regiões. Actualmente, com a crise financeira a pairar sobre o mundo, a economia chinesa, porém, continua a manter uma tendência de crescimento rápido, reforçando assim a confiança e esperança para a recuperação da economia mundial.

 

O papel cada vez mais crucial que a China veio a desempenhar nos importantes assuntos internacionais e regiões fez com que o mundo preste ainda mais atenção ao seu futuro rumo e direcção de desenvolvimento. A este propósito, o governo chinês publicou recentement um livro branco intitulado O Desemvolvimento Pacífico da China, que constitui uma declaração de determinação e orientação de acção do desenvolvimento pacífico. Através deste livro branco, a China mais uma vez proclama solenemente ao mundo que, o caminho de desenvolvimento pacífico, pelo qual a China continuará a percorrer inabalavelmente, é a escolha estratégica que o país adopta para se modernizar, fortalecer e enriquecer. A China pretente concretizar o desenvolvimento e harmonia internos enquanto procurar a paz e coopereção para com o espaço exterior, e ao mesmo tempo que insiste no próprio desenvolvimento pacífico, dedica-se à salvagurda da paz mundial e à promoção do desenvolvimento e prosperidade comuns. Isto consiste não apenas o desejo sincero e a busca incansável da China como também um promisso que faz ao mundo inteiro.

 

Minhas senhoras e meus senhores,

 

É com uma grande satisfação que assistimos a uma boa tendência de desenvolvimento das relações de cooperação e amizade entre a China e Timor-Leste desde o início do ano. A troca de visitas tem sido frequente, contando com a visita a Timor-Leste, a convite da parte timorense, S.E. Dr. Edmund Ho, Vice-Presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e ex-Chefe Executivo da RAEM, S.E. Sr. Li Jinhua, Vice-Presidente da CCPPC e o vice-ministro de Comércio Sr. Jiang Yaoping. A convite da parte chinesa, S.E. Presidente da Repúblic Dr. José Ramos-Horta esteve presente na cerimónia de abertura da Conferência dos Partidos Políticos Asiáticos realizada na região autónoma de Guangxi. Uma delegação composta pelos membros da Comissão F do Parlamento Nacional de Timor-Leste visitou a China e diversos oficiais timorenses de nível ministerial foram à China participar nas reuniões ou fazer visitas privadas. Os referidos intercâmbios de pessoais têm promovido o conhecimento e confiança mútuos, estreitando as boas relações bilaterais de cooperação já existentes.

 

É também um fenómeno agradável que as boas notícias chegaram uma após outra no que diz respeito à cooperação económica e comercial cada vez mais aprofundada entre os dois lados. Neste ano, resultados frutíferos foram alcançados nas áreas de cooperação agrícola, educacional e de saúde e infra-estrutura. A construção da Escola Primária de Amizade Sino-timorense e do bairro militar ternimou sucessivamente e os dois projectos já foram entregues à parte timorense. A obra do projecto acrescentado de barragem ao bairro militar vai começar daqui a pouco. A construção do edifício do Ministério da Defesa e Quartel da F-FDTL está a correr sem sobressalto com a conclusão prevista para o final do ano. Foi aprovado o projecto do Centro de Estudo Diplomático, cujo desenho já está feito e cuja construção iniciar-se-á em breve. A segunda fase do programa de popularização do arroz híbrido ganhou grande sucesso e as duas partes estão a abordar a terceira fase de cooperação. A quarta equipa médica chinesa continua a oferecer serviços à população timorense. Cada vez mais estudantes e oficiais de Timor-Leste foram à China estudar, visitar e receber formação. Diversas empresas chinesas com forte capacidade visitaram Timor-Leste para explorar as opportunidades comerciais no mercado timorense, assinando com os empresários locais vários documentos de intenção, que constituem um alicerce sólido para a futura cooperação.

 

Distintos convidados,

Senhoras e senhores,

 

Uma olhada para o passado basta encher-nos de profunda alegria devido ao grande avanço das relações bilaterais, e virados para o futuro, é com abundante confiança que ficamos. No ano que vem, celebraremos o 10º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste. A parte chinesa está disposta a esforçar-se juntamente com a parte timorense para realizar bem as diversas actividades comemorativas, e de pé no novo ponto de partida, continuar a estimular o desenvolvimento saudável e profundo das relações de cooperação e amizade entre a China e Timor-Leste, no sentido de beneficiar os dois povos. Gostaria de aproveitar esta ocasião para manifestar os meus sinceros agradecimentos aos amigos de todas as áreas pelas suas contribuições feitas para promover e estreitar a amizade entre a China e Timor-Leste.

 

Por fim, gostaria de propor um brinde,

À prosperidade dos nossos países e ao bem-estar do nossos povos,   

Ao desenvolvimento constante das cooperações e amizade sino-timorenses,

À saúde de S.E. Sr. Fernando La'Sama,

À saúde de todos os convidados aqui presentes,

À saúde!

Muito obrigado!

Suggest to a Friend:   
Print