DISCURSO DE S.E. EMBAIXADOR FU YUANCONG POR OCASIÃO DE COMEMORAÇÃO DO 61º ANIVERSÁRIO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA
2010-09-29 10:56
 

Excelentíssimo Sr. Fernando "La'Sama" de Araújo, Presidente do Parlamento Nacional,

Distintos convidados,

Senhoras e senhores,

 

Boa noite!

Antes de mais, gostaria de agradecer a todos que vêm participar nesta recepção a fim de festejarmos o 61º Aniversário da República Popular da China.

No último ano, a China continuou a vencer os impactos da crise financeira internacional, ganhou a luta contra os grandes desastres naturais como o terramoto, a inudação e a queda de barrancos, e conseguiu o desenvolvimento integral de diversas causas. A economia chinesa tem crescido de forma estável e rápida, e a sociedade tem-se mantido harmoniosa e tranquila. Foi constantemente alargada a população activa nas áreas urbanas e aumentado o rendimento do povo. Têm-se conseguido importantes avanços no desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan. Realiza-se com sucesso a Expo de Shangai. A diplomacia chinesa tornou-se ainda mais activa enquanto a posição e o papel da China na cena internacional ficaram mais destacados.

Ao mesmo tempo que vimos os êxitos enormes obtidos na aplicação da política de Reforma e Abertura da China, não estamos menos conscientes de que, embora o volume total da economia chinesa cresça rapidamente, o PIB per capita ainda se encontra num nível muito baixo, rondando o 100º lugar no mundo. A China é ainda um país em desenvolvimento que enfrenta muitos desafios e dificuldades. Existe um largo caminho por percorrer para concretizar a modernização. A China vai seguir invariavelmente o caminho do desenvolvimento pacífico, cumprir as próprias responsabilidades e deveres internacionais e oferecer, conforme a sua capacidade e o nível de desenvolvimento, ajudas aos países estrangeiros dentro do seu alcance. O desenvolvimento da China trará oportunidades ao mundo, que beneficiará duma China cada vez melhor.

Senhoras e senhores,

Desde o início do ano corrente, as relações de amizade e cooperação entre a China e Timor-Leste têm avançado com passos estáveis, tendo recolhido resultados frutíferos nos intercâmbio e cooperação em diversos domínios.

Em primeiro lugar, os contactos de alto nível entre os dois países têm sido frequentes. O Sr. Presidente José Ramos-Horta participou no Dia do Pavilhão de Timor-Leste na Expo de Shangai. Foi pela primeira vez que Timor-Leste surgiu no palco da Expo como um país independente, mostrando com sucesso os desenvolvimentos económico e social, as lindas paisagens e as culturas especiais. O Sr. Vice-Primeiro Ministro José Luíz Guterres participou no Fórum Asiático de Boao. Foram também realizados intercâmbios pessoais nas áreas parlamentar e policial, através da visita à China duma delegação conjunta composta por duas comissões do Parlamento Nacional de Timor-Leste e da visita do Dr. Longuinhos Monteiro, Comandente Geral da PNTL.

Em segundo lugar, têm-se conseguido resultados notáveis na cooperação económica e comercial sino-timorense. Desde Julho, a parte chinesa veio a oferecer gradualmente o tratamento de Taxa Zero aos produtos timorenses exportados para a China. Foram lançadas as primeiras pedras sucessivamente aos diversos projectos apoiados pela China, como o Bairro Militar, o Edífício do Ministério da Defesa e Quartel da F-FDTL e uma Escola Primária.

Em terceiro lugar, tem-se intensificado o intercâmbio em outras áreas. A quarta equipa médica chinesa já chegou a Timor-Leste, pronta para continuar a oferecer o serviço médico ao povo timorense; o programa de cultivação do arroz híbrido entrou na segunda fase. Seis excelentes estudantes timorenses receberam a Bolsa Governamental Chinesa e já estão a estudar nas universidades conhecidas na China. Desde o início deste ano, 55 oficiais do governo e técnicos já receberem formação de curto prazo na China, e prevê-se uma subida deste número até aos 70 no fim do ano. Além disso, estou muito contente ao saber que uma delegação constituída por sessenta e três pessoas vai participar nos Jogos Asiáticos de Guangzhou. Desejamos com anticipação que os atletas timorenses obtenham os melhores resultados e ganhem medalhas nos Jogos Asiáticos.

Senhoras e senhores,

Olhando para o futuro, estamos cheios de confiança do desenvolvimento das relações de amizade e cooperação entre a China e Timor-Leste. A parte chinesa continuará a oferecer ao desenvolvimento  económico e social de Timor-Leste ajudas dentro do seu alcance, e apoiar Timor-Leste a desempenhar o papel devido nos assuntos internacionais e regionais. Estamos dispostos a fazer esforços conjuntos com a parte timorense para promovermos as relações de amizade e cooperação bilaterais para novos patamares.

Por fim, queria propor um brinde,

À prosperidade da China e Timor-Leste e à felicidade dos dois povos,

Ao desenvolvimento das relações de amizade e coopreção entre os dois países,

À saúde de Vossa Excelência, o Sr. Presidente "La'Sama",

À saúde de todos os convidados presentes,

À saúde!

Muito obrigado!

Suggest to a Friend:   
Print